• Para classificar e caracterizar um SI é útil analisar o estágio da evolução da informática em que a organização se encontra. Se a organização estiver no estágio de iniciação ou contágio, dificilmente os SI implantados poderão ser classificados e caracterizados como MIS, SAD, ou EIS.
• O fato de um SAD fornecer informações e subsídios que contribuem para o processo de tomada de decisão o diferencia dos demais tipos de SI: somente SAD possuem essa característica.
• Para desenvolver um SAD é necessário construir um ambiente de apoio à decisão (AAD). Construir um AAD, em alguns casos, não significa construir um novo SI, mas, sim, incorporar aos sistemas existentes Ambientes Aplicativos (AA) e/ou Ferramentas de Apoio à Decisão (FAD) que forneçam informações e subsídios para o processo de tomada de decisão.
Um SAD tem a função de gerar informação, utilizando ferramentas sofisticadas de análise, banco de dados internos e externos, para propiciar ao gerente soluções para as questões essenciais ao funcionamento da empresa, auxiliando assim a tomada de decisão.
Um SAD eficiente permite fácil interação com o usuário do sistema, para que este possa acessar tranquilamente seu banco de dados e modelos e absorver de forma natural as informações e sugestões armazenadas, obtendo vantagem competitiva no mercado em que atua.
É importante salientar que certas tomadas de decisões são realizadas por grupos, criando uma atmosfera de diversas idéias que tomam caminhos distintos e tendem a divergir. De forma a atender a tal demanda, os Sistemas de Apoio à Decisão em Grupo foram desenvolvidos. O SADG é capaz de conciliar diferentes perspectivas em apenas uma solução comum.
ResponderExcluirSAD pode auxiliar na tomada de decisão tanto no nível empresarial como no gerencial.
ResponderExcluirhá também os casos em que o sistema de testes de equipamentos se utiliza de bases em SADs para a performance destes testes.
Grupo ERP - Tamires, Raphael e Renato
O objetivo dos SAD é o apoio ao administrador, gerente ou gestor nas atividades de tomada de decisão e não a substituição do tomador de decisões.
ResponderExcluir