quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Comparações entre SAD e SIG


Tipo de problema:
SAD: São capazes de lidar com problemas estruturados que não podem ser programados com facilidade.

SIG: Utilizado, normalmente, para problemas mais bem estruturados.


Usuários
SAD: Fornece apoio a indivíduos, grupos e à empresa como um todo. A curto prazo, os usuários geralmente têm mais controle sobre um SAD.

SIG: Apóia essencialmente a empresa. A curto prazo, os usuários têm pouco ou nenhum controle sobre um SIG.


Apoio
SAD: Dá apoio a todos os aspectos e estágios da tomada de decisão. O sistema não assume, no entanto, o papel de responsável pelas decisões – é necessário que uma pessoa tome a decisão final.

SIG: Isso não é necessariamente verdade em todos os sistemas SIG – alguns deles tomam decisões automaticamente e, de maneira efetiva, assumem o papel de responsáveis pelas decisões.


Ênfase
SAD: A ênfase de um DSS são as decisões e seus estilos.

SIG: Um SIG dá ênfase, em geral, apenas a informações.


Abordagem
SAD: É um sistema de apoio direto que fornece relatórios interativos na tela de um computador.

SIG: É, em geral, um sistema de apoio indireto que utiliza relatórios produzidos periodicamente.


Sistema
SAD: O equipamento computacional que embasa o apoio a decisões é, em geral, utilizado ao vivo (diretamente conectado ao sistema computacional que integra o DSS) e relacionado ao tempo real (fornece resultados imediatos). Terminais de computador e monitores são exemplos – esses dispositivos podem fornecer informações e respostas imediatas a perguntas.

SIG:Um SIG pode não comunicar resultados de maneira imediata – por exemplo, no caso em que relatórios impressos são gerados e entregues semanalmente aos administradores de uma empresa.


Velocidade
SAD: Um SAD é flexível e pode ser implementado por seus usuários. Isso se traduz, via de regra, em menores tempos de desenvolvimento. Além disso, esses sistemas acabam por ser, na maior parte dos casos, mais aptos a atenderem às necessidades de seus usuários.

SIG: O tempo de resposta de um SIG é normalmente mais lento.


Saída (produto) 

SAD: Os relatórios produzidos por um SAD são, via de regra, projetados para visualização em tela, embora possam ser impressos.

SIG: Um SIG, por outro lado, produz majoritariamente relatórios e documentos impressos.


Desenvolvimento
SAD: É muito comum que os usuários de um SAD envolvam-se com seu desenvolvimento. O envolvimento de usuários se traduz, normalmente, em sistemas melhores e capazes de fornecer auxílio mais adequado. Como regra geral, o envolvimento dos usuários no desenvolvimento de um sistema costuma ser o fator mais importante para a produção de sistemas bem-sucedidos.

SIG: Freqüentemente os SIGs têm vários anos de idade e foram desenvolvidos para pessoas que não estão mais trabalhando nas atividades apoiadas pelo sistema.

8 comentários:

  1. Estou enganado em dizer que:
    Sad e um sistema mais abrangente, que e feito para que todos os funcionarios tenham acesso as informações chave para o funcionamento de uma empresa?

    Sig e um sistema que procura mais detalhadamentos descrever os processos que sao necessários para tomadas de decisao táticas e estratégicas para a empresa?

    ResponderExcluir
  2. Creio que uma diferença fundamental entre SAD e SIG não ficou tão clara!

    Como eles se diferenciam em uma empresa?

    O foco do SIG ou MIS é a EFICIENCIA operacional: Oferecendo relatórios-padrão, com informações rotineiras aos gerentes e tomadores de decisões. Também apoia outras áreas ligadas por uma mesma base de dados.

    Já o SAD ou DSS foca a EFICÁCIA: Dando apoio à tomada de decisões em problemas específicos, na resolução de problemas complexos, que não são apoiados pelo MIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado moça. Creio que seu comentário aqui vai me ajudar na minha prova de hoje rs

      Excluir
  3. MARCIANE DIZ:

    mss não ficou tão clara a semelhança entre eles o si e o sad qual é mesmo

    ResponderExcluir
  4. SIG é pra problemas estruturados ou seja problemas rotineiros.
    Já o SAD é para problemas não estruturados ou seja problemas que nunca aconteceram .

    ResponderExcluir
  5. Como Sad atua com as recursos humanos?

    ResponderExcluir
  6. todos leram este testemunho sobre como consegui meu empréstimo de uma empresa de crédito legítima e confiável, meu nome é kjerstin lis, tenho procurado um empréstimo para saldar minhas dívidas, todos que conheci trapacearam e pegaram meu dinheiro até que finalmente conheci o sr, pedro ele conseguiu me dar um empréstimo de r 450.000,00. ele também ajudou alguns outros colegas meus. Estou falando como a pessoa mais feliz em todo o mundo hoje e disse a mim mesma que qualquer credor que resgatar minha família de nossa situação precária, direi o nome para o mundo inteiro e fico muito feliz em dizer que minha família é de volta para sempre porque eu precisava de um empréstimo para começar minha vida do zero, pois sou uma mãe solteira com 3 filhos e o mundo inteiro parecia estar pendurado em mim até que eu quis dizer que Deus enviou um credor que mudou minha vida e que da minha família, um credor temente a Deus, mr, pedro, ele era o deus salvador enviado para resgatar minha família e no começo eu pensei que não seria possível até que eu recebesse meu empréstimo, eu o convidei para vir para minha família festa em conjunto que ele não recusou e aconselharei qualquer pessoa que realmente precise de um empréstimo a entrar em contato com o sr. pedro por e-mail (pedroloanss@gmail.com) porque ele é o credor mais compreensivo e bondoso que já conheci com um coração carinhoso. ele não sabe que estou fazendo isso espalhando sua boa vontade para comigo, mas sinto que devo compartilhar isso com todos vocês. entre em contato com o e-mail da empresa de empréstimo certa via: pedroloanss@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Qual a semelhança entre o Sig e o Sad?

    ResponderExcluir